Agricultores Familiares iniciam entrega de Alimentos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em São José dos Quatro Marcos

Por Paulo Henrique Pivotti Junqueira

No último 19 de Abril, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, foi realizada a primeira entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de agricultores familiares associados e associadas Associação Matogrossense das Produtoras da Agricultura Familiar Diversificada (AMPAFAD) e da Associação Comunitária Santa Rosa (ACSR).

Os alimentos foram adquiridos pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) através de projetos de venda da modalidade de Compra com Doação Simultânea (CDS), aprovados no ano de 2022. Foram entregues cerca de três toneladas de vários produtos, como Mandioca com Casca e Descascada, Banana da Terra, Banana Maça, Jiló, Quiabo, Laranja, Poncã, Limão Taiti, Abóbora Madura e Verde, Batata Doce, Maracujá, Berinjela e Milho Verde.

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, está apoiando a execução dos projetos de entrega dos alimentos das duas associações rurais através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP). A SEFAICO apoiará a organização da produção, capacitação profissional, serviços gratuitos de assistência técnicas e apoio no transporte dos alimentos. A SEMAS, auxiliará na pesagem dos alimentos nos pontos de entrega e na distribuição dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar cadastradas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A SEMOSP irá auxiliar no transporte dos produtos até os locais de distribuição.

O Secretário Municipal de Agricultura Vagner Meira e o Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes de Souza, em conjunto com a Gerente da Proteção Social Básica Regislaine Neves Ruiz Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e a Gerente do SUAS Sandra Ferreira Brandão, acompanharam as primeiras entregas coletivas dos associados da AMPAFAD, no Assentamento Florestan Fernandes, e da ACRS, na comunidade São Geraldo.

O PAA é um programa federal criado em 2003, executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “O objetivo do programa PAA é promover a compra de alimentos de agricultores familiares e distribuí-los para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional do município, diz Vagner Meira, Secretário Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio. Desde 2021, o Prefeito Jamis Silva Bolandin, tem buscado apoiar a execução do PAA no município, de forma a garantir o incentivo ao aumento e diversificação da produção de alimento e na geração de renda das famílias rurais.